Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1054
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O conhecimento sobre o bioma floresta amazônica dos alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola pública estadual de Manaus-Am
Autor(es): Rabêlo, Géssica Carvalho
Primeiro Orientador: Silva, Janari Rui Negreiros da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Janari Rui Negreiros da
metadata.dc.contributor.referee2: Enriconi, Adriana
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Danielle Cristina Oliveira
Resumo: O Bioma Floresta Amazônica, para muitos, é reconhecido pela riqueza de águas e biodiversidade. Entretanto, essa imensa diversidade vem sofrendo graves transformações, advindas do desmatamento para o cultivo de soja e formação de pastagens para a produção de carne bovina, acarretando perda de espécies e mudanças no clima de todo o Brasil. E apesar de os alunos da cidade de Manaus estarem inseridos nesse contexto, pesquisas apontam que os mesmos pouco sabem sobre a dinâmica que envolve o Bioma Floresta Amazônica. Para a realização da pesquisa, problematizou-se a questão da dinâmica desse bioma mais especificamente quais os conhecimentos que os alunos tem sobre as características, importância da fauna e da flora e processos físicos-químicos biológicos que ocorrem na floresta. A pesquisa tem como objetivo verificar o conhecimento dos alunos do 3º ano do ensino médio em relação ao conteúdo “Bioma Floresta Amazônica”, antes e depois desse conteúdo ser trabalhado em sala de aula. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa consistiram de levantamentos bibliográficos, compostos por livros, artigos, dissertações. Análise do livro didático utilizado em sala de aula e foram aplicados dois questionários para os alunos, com questões semiestruturadas, um antes e outro depois das aulas. Realizou-se aulas teóricas dialogadas. Assim, este estudo demostra através dos resultados do questionário 1, que conhecimentos sobre as características, importância da fauna e da flora e processos físicos-químicos-biológicos que ocorrem na floresta não estão alcançando a sala de aula, e que somente após as aulas ministradas no sentido de ensinar sobre a dinâmica do Bioma Floresta Amazônica, os alunos apresentaram um progresso no nível de tais conhecimentos, como demonstrado no questionário 2, porém isso não é suficiente para a execução de uma ação ética.
Abstract: The Amazon Forest Biome, for many, is renowned for its rich waters and biodiversity. However, this immense diversity has undergone serious transformations, resulting from deforestation for soybean cultivation and pasture formation for the production of beef, leading to loss of species and changes in the climate of the whole of Brazil. And although the students of the city of Manaus are inserted in this context, research indicates that they know little about the dynamics that surround the Amazon Forest Biome. In order to carry out the research, the question of the dynamics of this biome has been problematized more specifically what the students know about the characteristics, importance of fauna and flora, and physical-chemical-biological processes that occur in the forest. The research aims to verify the knowledge of the students of the 3rd year of high school in relation to the content "Biome Forest Amazon", before and after this content is worked in the classroom. The methodological procedures used for the development of the research consisted of bibliographical surveys, composed of books, articles, dissertations. Analysis of the didactic book used in the classroom and two questionnaires were applied to the students, with semi structured questions, one before and another after the classes. Theoretical classes were held in dialogue. Thus, it is well known that after making a survey about previous knowledge to serve as a basis for the classes taught in order to teach about the dynamics of the Amazon Forest Biome, the questionnaire after such classes showed a progress in the level of environmental sensitivity.
Palavras-chave: Ciências - ensino
Ciências naturais
Floresta amazônica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: RABÊLO. Géssica Carvalho. O conhecimento sobre o bioma floresta amazônica dos alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola pública estadual de Manaus-Am. 2017. 61 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1054
Data do documento: 15-Fev-2017
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O conhecimento sobre o bioma floresta amazônica dos alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola pública estadual de Manaus-Am_Rabelo_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.