Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Janari Rui Negreiros da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2785071645616428pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Janari Rui Negreiros da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2785071645616428pt_BR
dc.contributor.referee2Aguiar, Madalena Otaviano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8123789811990668pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Danielle Cristina Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971794341049346pt_BR
dc.creatorSilva, Ingride Jarline Santos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7686199170652812pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-26T18:48:14Z-
dc.date.available2022-10-26-
dc.date.available2022-10-26T18:48:14Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, Ingride Jarline Santos da. Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental. 2017. 51 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049-
dc.description.resumoA Educação Ambiental tem sido bastante enfatizada nos últimos tempos, devido aos acontecimentos desastrosos ocorrido pelo mundo, sendo o aquecimento global um dos temas mais discutido atualmente. O grande número de desastres ecológicos ocorridos por ações antrópicas, como por exemplo, poluiçõesde ruas e rios na cidade de Manaus-AM, resultado da má educação do homem, contribuiu para elaboração deste trabalho, com o intuito de descobrir, aonde está a falha que resulta nesta problemática.Com isso, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções e práticas pedagógicas a respeito da Educação Ambiental dos professores formados em Licenciatura em Física, Matemática, Ciências Biológicas e Química, vinculados ao IFAM-CMC ministrando aulas para as licenciaturas da mesma instituição, assim como os referidos alunos das mesmas licenciaturas, desta referida Instituição. Foram utilizados para esta pesquisa, questionários semi-estruturados para obtenção dos dados acerca do perfil e das concepções sobre a Educação Ambiental, dos professores. Os questionários foram aplicados aos docentes ao acaso, e para os discentes foram escolhidos os que estavam regularmente matriculados da disciplina de Educação na Região Amazônica. O resultado demonstrou que a prática da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, caracteriza-se muitas vezes como um grande desafio para muitos docentes, sendo as inúmeras justificativas para ausência da Educação ambiental nas salas de aula, como por exemplo: falta de tempo, pouco domínio sobre tema e / ou pouca relação entre a temática da Educação ambiental e as disciplinas específicas, com isso, comprovou-se que a Educação Ambiental não faz parte do cotidiano escolar de muitos professores, sendo que alguns docentes e discentes possuem uma visão simplificada e frágil do cerne da Educação Ambiental. Concluiu-se então que tanto dos docentes formados, e os que estão cursando a licenciatura precisam de uma maior aproximação com a Educação Ambiental, para que possam trabalhar esta temática em suas aulas, independentemente da disciplina.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-10-26T18:48:14Z No. of bitstreams: 1 SILVA, 2017_Formação de professores_concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental.pdf: 812252 bytes, checksum: f5c98e7886c26f7c2e9437d206a6429b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-26T18:48:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA, 2017_Formação de professores_concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental.pdf: 812252 bytes, checksum: f5c98e7886c26f7c2e9437d206a6429b (MD5) Previous issue date: 2017-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia - ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.titleFormação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambientalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental_Silva_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro793,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.