Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Janari Rui Negreiros da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2785071645616428 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Janari Rui Negreiros da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2785071645616428 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Aguiar, Madalena Otaviano | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8123789811990668 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Danielle Cristina Oliveira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3971794341049346 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Ingride Jarline Santos da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7686199170652812 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T18:48:14Z | - |
dc.date.available | 2022-10-26 | - |
dc.date.available | 2022-10-26T18:48:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ingride Jarline Santos da. Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental. 2017. 51 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049 | - |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental tem sido bastante enfatizada nos últimos tempos, devido aos acontecimentos desastrosos ocorrido pelo mundo, sendo o aquecimento global um dos temas mais discutido atualmente. O grande número de desastres ecológicos ocorridos por ações antrópicas, como por exemplo, poluiçõesde ruas e rios na cidade de Manaus-AM, resultado da má educação do homem, contribuiu para elaboração deste trabalho, com o intuito de descobrir, aonde está a falha que resulta nesta problemática.Com isso, o presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções e práticas pedagógicas a respeito da Educação Ambiental dos professores formados em Licenciatura em Física, Matemática, Ciências Biológicas e Química, vinculados ao IFAM-CMC ministrando aulas para as licenciaturas da mesma instituição, assim como os referidos alunos das mesmas licenciaturas, desta referida Instituição. Foram utilizados para esta pesquisa, questionários semi-estruturados para obtenção dos dados acerca do perfil e das concepções sobre a Educação Ambiental, dos professores. Os questionários foram aplicados aos docentes ao acaso, e para os discentes foram escolhidos os que estavam regularmente matriculados da disciplina de Educação na Região Amazônica. O resultado demonstrou que a prática da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, caracteriza-se muitas vezes como um grande desafio para muitos docentes, sendo as inúmeras justificativas para ausência da Educação ambiental nas salas de aula, como por exemplo: falta de tempo, pouco domínio sobre tema e / ou pouca relação entre a temática da Educação ambiental e as disciplinas específicas, com isso, comprovou-se que a Educação Ambiental não faz parte do cotidiano escolar de muitos professores, sendo que alguns docentes e discentes possuem uma visão simplificada e frágil do cerne da Educação Ambiental. Concluiu-se então que tanto dos docentes formados, e os que estão cursando a licenciatura precisam de uma maior aproximação com a Educação Ambiental, para que possam trabalhar esta temática em suas aulas, independentemente da disciplina. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-10-26T18:48:14Z No. of bitstreams: 1 SILVA, 2017_Formação de professores_concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental.pdf: 812252 bytes, checksum: f5c98e7886c26f7c2e9437d206a6429b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-26T18:48:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA, 2017_Formação de professores_concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental.pdf: 812252 bytes, checksum: f5c98e7886c26f7c2e9437d206a6429b (MD5) Previous issue date: 2017-12-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biologia - ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.title | Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia_Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental_Silva_2017.pdf | Monografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro | 793,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.