Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Anic, Cinara Calvi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240pt_BR
dc.contributor.referee1Anic, Cinara Calvi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702387634067240pt_BR
dc.contributor.referee2Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.contributor.referee3Paes, Lucilene da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456pt_BR
dc.creatorNogueira, Anny Larisse de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7588641006076082pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-20T17:36:11Z-
dc.date.available2022-10-20-
dc.date.available2022-10-20T17:36:11Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Anny Larisse de Oliveira. Tendências de TCC entre formandos em ciências biológicas no IFAM. 2017. 82 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1044-
dc.description.abstractThe work of conclusion of course (CBT) is a scientific activity of systematizing knowledge about an object of study or problem. This research presents the results of the mapping of monographs constructed next to the course of Biological Sciences Degree of the IFAM, from 2006 to 2012. The aim was to identify, based on this mapping, the research themes, methodological approaches, tools for collection of data and formative aspects that indicated allusions to the formation by competences and professor researcher. For that, a documentary research was carried out, which analyzed 85 monographs. The qualitative research approach was predominant with questionnaire use and directed interview, as well as emphasis on ecology, parasitology and botany. In the general topics related to education, the study prevailed with didactic resources, cross-cutting themes, teaching strategies and articulation of theory and practice in teaching. As for the formative aspects, two studies were registered that indicated the formation by competences and professor researcher. The study became relevant because it is necessary to observe if the one proposed in the PPC has been fulfilled, since the profile to be formed is the Professor Researcher of Biological Sciences.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho de conclusão de curso (TCC) constitui-se numa atividade científica de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo ou problema. Nesta pesquisa apresenta-se o resultado do mapeamento de monografias construídas junto ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM, no período de 2006 a 2012. Buscou-se identificar, com base nesse mapeamento, as temáticas das pesquisas, abordagens metodológicas, instrumentos para coleta de dados e aspectos formativos que indicavam alusões à formação por competências e professor pesquisador. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, a qual analisou 85 monografias. Constatou-se predomínio da abordagem de pesquisa qualitativa com uso do questionário e entrevista dirigida, bem como ênfase nas temáticas ecologia, parasitologia e botânica. Nas temáticas gerais relacionadas à educação, prevaleceu o estudo com recursos didáticos, temas transversais, estratégias de ensino e articulação teoria e prática no ensino. Quanto aos aspectos formativos, foram registrados dois estudos que indicavam a formação por competências e professor pesquisador. O estudo se tornou relevante porque é necessário observar se o proposto no PPC tem sido cumprido, uma vez que o perfil a ser formado é o Professor Pesquisador de Ciências Biológicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-10-20T17:36:11Z No. of bitstreams: 1 Monografia Anny Larisse.pdf: 1457638 bytes, checksum: 7f03138a21b4db0c321c2cd084ee8d94 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-20T17:36:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Anny Larisse.pdf: 1457638 bytes, checksum: 7f03138a21b4db0c321c2cd084ee8d94 (MD5) Previous issue date: 2017-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleTendências de TCC entre formandos em ciências biológicas no IFAMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tendências de TCC entre formandos em ciências biológicas no IFAM_Nogueira_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.