Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1038
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano
Autor(es): Oliveira, Elisângela Cavalcante de
Primeiro Orientador: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Heliamara Paixão de
metadata.dc.contributor.referee3: Enriconi, Adriana
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de aplicação de duas estratégias de ensino com o uso de recursos alternativos para o ensino de vírus, com ênfase no Papilomavírus humano (HPV). Essa experiência foi realizada no ambiente de duas escolas da rede estadual de Manaus, com uma turma de 6º ano do ensino fundamental e duas turmas de 3º ano do ensino médio durante as aulas de ciências e de biologia. Nosso objetivo é considerar a importância da vacina para prevenção do vírus e o uso da camisinha como comportamento necessário. A atividade foi dividida entre três momentos: 1º) observação da metodologia utilizada pela professora e os recursos oferecidos pelo espaço escolar; 2º) entrevista com grupos de alunos e com duas professoras; 3º) análise do conhecimento prévio e aplicação da estratégia. Verifica-se que os alunos sentem dificuldades em assimilar os assuntos abordados em ciências e biologia e acreditam que com o uso de novas formas de abordar o conteúdo poderia lhes proporcionar uma melhor compreensão, tornando a aprendizagem significativa.
Abstract: The present work aims to report the experience of applying two teaching strategies with the use of alternative resources for the virus teaching, with emphasis on Human Papillomavirus (HPV). This experiment was carried out in the environment of two schools of the state network of Manaus, with a class of 6th year of primary education and two classes of 3rd year of high school during science and biology classes. Our goal is to consider the importance of the vaccine to prevent virus and the use of condoms as a necessary behavior. The activity was divided into three moments: 1) observation of the methodology used by the teacher and the resources offered by the school space; 2) interview with groups of students and with two teachers; 3) analysis of previous knowledge and application of strategy. It’s verified that students have difficult in assimilating the contents approached in science and biology and believe that with the use of new forms to approach the content could provide them a better comprehension, making learning meaningful.
Palavras-chave: Biologia - ensino
Papilomavírus
Ambiente escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: OLIVEIRA, Elisângela Cavalcante de. Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano. 2017. 49 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1038
Data do documento: 15-Fev-2017
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégia didática para o ensino sobre vírus com ênfase no papilomavírus humano_Oliveira_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.