Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4121425372985654pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Tatiany Oliveira da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5127045588453047pt_BR
dc.contributor.referee1Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4121425372985654pt_BR
dc.contributor.referee2Enriconi, Adriana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4273322336883518pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Adriano Teixeira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9164471794674935pt_BR
dc.creatorAmaral, Thaís Soares-
dc.date.accessioned2022-10-10T16:43:52Z-
dc.date.available2022-10-10-
dc.date.available2022-10-10T16:43:52Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationAMARAL, Thaís Soares. A educação em saúde para a prevenção a hanseníase no contexto escolar. 2019. 46 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1011-
dc.description.abstractAlthough the right to health is ensured by the Federal Constitution and Health Education is a mandatory topic under National Curriculum Parameters, health issues are often overlooked when addressing the biology discipline. Currently, the state of Amazonas has high epidemiological rates of leprosy, a reality that could be transformed through educational measures in schools. In addition, there is a need for transformation in the way education is conducted in educational institutions, since they should encourage students to develop reflection and critical thinking so that they can build their own knowledge, not just reproduce decontextualized information. From this conception, a didactic sequence was elaborated based on the methodology of educating by Pedro Demo's research and the methodology of the three pedagogical moments described by Delizoicov and Angotti, focusing on health education for leprosy prevention. The results showed that working health education from the perspective of educating through research was indispensable to motivate students to actively participate in the class, therefore, to become subjects of the teaching and learning process. The present study is expected to contribute positively to the adoption of methodologies, that use research education, to address health education topics in the science or biology disciplinept_BR
dc.description.resumoApesar do direito à saúde ser assegurado pela Constituição Federal e a Educação em Saúde ser tópico obrigatório segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, assuntos relativos à saúde são frequentemente negligenciados ao abordar-se a disciplina de biologia. Atualmente, o Amazonas apresenta altos índices epidemiológicos de hanseníase, uma realidade que poderia ser transformada através de medidas educativas nas escolas. Além disso, observa-se a necessidade de transformação na forma como a educação é conduzida nas instituições de ensino, uma vez deveriam estimular os alunos a desenvolver a reflexão e o pensamento crítico, de modo que consigam construir seu próprio conhecimento, e não somente reproduzir informações descontextualizadas. A partir dessa concepção, elaborou-se uma sequência didática tendo como base a metodologia de educar pela pesquisa de Pedro Demo e a metodologia dos 3 momentos pedagógicos descritos por Delizoicov e Angotti, com foco na Educação em Saúde para a prevenção à hanseníase. Os resultados mostraram que trabalhar Educação em Saúde sob a perspectiva de educar pela pesquisa foi indispensável para motivar os alunos para que participassem da aula de maneira ativa, ou seja, para que se tornassem sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Espera-se que o presente estudo contribua positivamente para a adoção de metodologias, que utilizem a educação pela pesquisa, para abordar tópicos de Educação em Saúde na disciplina de ciências ou biologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-10-10T16:43:52Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA THAIS AMARAL.pdf: 1477424 bytes, checksum: 798fbf67a6eb09d195c1d1f262d68bd5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-10T16:43:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA THAIS AMARAL.pdf: 1477424 bytes, checksum: 798fbf67a6eb09d195c1d1f262d68bd5 (MD5) Previous issue date: 2019-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia - ensinopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.titleA educação em saúde para a prevenção a hanseníase no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação em saúde para a prevenção a hanseníase no contexto escolar_Amaral_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.